
- Blog
- Saúde Animal
- Como ensinar o cão a urinar no local certo.
Como ensinar o cão a urinar no local certo.
A principal motivação para que o cão urine é a eliminação de conteúdo da bexiga, quando esta está repleta de urina. Porém, em alguns momentos o animal pode urinar sem relação direta com o esvaziamento da bexiga. As principais causas são:
Ensinando o cão a urinar no local correto. A principal coisa que o tutor deve ter em mente quando vai ensinar o local certo de urinar e defecar a um cão é que será necessário tempo, paciência e persistência. Além disso, é mais fácil ensinar o local correto a um cão filhote do que para um animal mais velho. Existem várias técnicas possíveis baseadas no comportamento da espécie, são elas: Reforço positivo: nessa técnica o cão é recompensado sempre que se comporta de maneira esperada. Ao ser recompensado aumenta-se a chance do cão repetir o comportamento. Não há punição para o comportamento equivocado. Uma boa opção de recompensa é comida, um petisco próprio para cães, por exemplo. Para processo de educação sanitária é preciso determinar onde será o banheiro e apresenta-lo ao cão. Para facilitar o aprendizado a escolha do local deve considerar alguns aspectos do comportamento do animal:
No caso de cães mais velhos as mesmas técnicas podem ser aplicadas, porém tendo em mente que será necessário mais tempo, paciência e persistência. Se seu animal já sabe o local correto, porém está apresentando um comportamento diferente procure um médico veterinário.
- Micção submissa: acontece quando o cão entra em contato com algum individuo que ele considera hierarquicamente superior ou que o amedronte de alguma forma.
- Micção induzida por excitação ou conflito: é mais comum em filhotes e está relacionada a situações que causem excitação ou medo.
- Marcação territorial; Comportamento comum dos cães machos não castrados. O cão, ao marcar, deixa seu “cartão de visitas”. O estimulo para marcação é a detecção de algum cheiro na área que o cão considera como seu território.
- Ansiedade: devido a alterações bioquímicas no organismo desencadeadas pelo estresse, pode ocorrer a eliminação inapropriada de urina ou fezes.
Ensinando o cão a urinar no local correto. A principal coisa que o tutor deve ter em mente quando vai ensinar o local certo de urinar e defecar a um cão é que será necessário tempo, paciência e persistência. Além disso, é mais fácil ensinar o local correto a um cão filhote do que para um animal mais velho. Existem várias técnicas possíveis baseadas no comportamento da espécie, são elas: Reforço positivo: nessa técnica o cão é recompensado sempre que se comporta de maneira esperada. Ao ser recompensado aumenta-se a chance do cão repetir o comportamento. Não há punição para o comportamento equivocado. Uma boa opção de recompensa é comida, um petisco próprio para cães, por exemplo. Para processo de educação sanitária é preciso determinar onde será o banheiro e apresenta-lo ao cão. Para facilitar o aprendizado a escolha do local deve considerar alguns aspectos do comportamento do animal: - Cães não defecam nem urinam onde comem ou dormem, ou seja, precisa ser afastado destes locais;
- Cães não eliminam em local sujo;
- Preferem superfícies absorventes para a eliminação, pode-se pensar em tapete higiênico, jornal, grama, etc;
- Cães procuram preferencialmente local com referencia de eliminações anteriores.
No caso de cães mais velhos as mesmas técnicas podem ser aplicadas, porém tendo em mente que será necessário mais tempo, paciência e persistência. Se seu animal já sabe o local correto, porém está apresentando um comportamento diferente procure um médico veterinário.
