
Insuficiência Renal Crônica em cães e gatos: Guia de Doenças
- Sintomas
- Diagnóstico
- Tratamento da Insuficiência Renal Crônica
As doenças renais são problemas clínicos de ocorrência frequente em cães e gatos.
A Insuficiência Renal Crônica (IRC) ocorre quando os rins não são mais capazes de manter as suas funções; reguladora, excretora e endócrina, o que ocorre quando cerca de 75% dos número de néfrons estão comprometidos.
Mais comum em cães e gatos idosos, mas também ocorrer em animais jovens. Ela é geralmente o resultado da evolução de doenças renais agudas, não tratadas adequadamente.
Sintomas
O inicio da doença pode ser assintomático por um longo período
Aumento na ingestão de água e na quantidade de urina. Com a diminuição no numero de néfrons, os néfrons remanescentes se adaptam visando manter a homeostasia no organismo. Essa adaptação na maioria das vezes não é suficiente para a excreção da uréia e da creatinina.
O aumento destas substâncias pode causar uma série de alterações no organismo como, por exemplo, alterações neurológicas, manifestadas por tremores, excitação, convulsão e coma devido ao aumento de uréia na circulação sanguínea.
Diagnóstico
Em pacientes com suspeita da doença é essencial avaliar a função renal, através de exames como, de sangue para dosar ureia e creatinina, exames de urina e de imagem como ultrassom.
Tratamento da Insuficiência Renal Crônica
Uma vez que manifestada a insuficiência renal em estagio final, geralmente não é possível melhorar a função renal.
O objetivo do tratamento é reduzir os sinais clínicos associados à diminuição da função renal.
São utilizadas também rações terapêuticas, para pacientes renais crônicos.
A pesquisa de novos fármacos para combater as doenças no homem e no animal é uma busca crescente. A Homeopatia atualmente é mais uma opção de tratamento.

