O Gato Siberiano é uma raça originária da Rússia, mais precisamente na região da Sibéria. A raça surgiu de forma natural do cruzamento entre o gato europeu e os gatos selvagens dos bosques siberianos.
Essa raça é considerada de grande porte, são tranquilos e gozam de uma saúde de ferro. Se destacam de outras raças por ter pelo longo e por ser bastante sociáveis.
Os gatos siberianos são indicados para pessoas alérgicas que amam gatos e não querem abrir mão de ter um animalzinho em casa, pois sua saliva tem menos quantidade da proteína que costuma provocar a alergia.

Uma característica física é o traço arredondado tanto na cabeça, quanto nos olhos e orelhas. O rabo é de pelo longo, denso e é maior na base do que na ponta. Normalmente o macho é maior do que a fêmea podendo chegar a 8kg e a fêmea pode chegar a 5kg, sem serem obesos.
Acredita-se que os gatos siberianos apresentam uma saúde de ferro por terem suportado o frio intenso da Sibéria durante muitos séculos. Assim, na evolução da raça eles foram se adaptando a temperaturas de quase -30°C e adquirindo uma resistência maior.

Seu pelo é impermeável então não dá muito nó, mesmo assim, é preciso escovar o gato siberiano pelo menos duas vezes na semana. Principalmente se ele estiver na época de mudar o pelo, a escovação se faz essencial.
Essa raça é muito tranquila, carinhosa com o dono, amigável, é esperta e bastante sociável. O gato siberiano é inteligente e tem uma alta capacidade de aprendizagem.
Por seu caráter sociável, não gostam de ficar sozinhos, então não é indicado para as pessoas que ficam o dia inteiro fora de casa, deixando o animal muitas horas sozinho.
“Eu usei o Pro Derma em uma gatinha de 4 meses, com dose 3 vezes ao dia e no final de +- 30 dias ela estava ótima! Ela estava com fungos por todo o corpo , orelhas, etc. Use sem medo mas com persistência…”
Cris Sakuraba
A Homeopet está presente no WSAVA 2025 – 50º Congresso Mundial da Associação Mundial de Medicina Veterinária de Pequenos Animais, […]
Eventos26/09/2025