
O ciclo de vida dos animais domésticos é muito parecido com a do ser humano, porém para esses adoráveis companheiros ela passa mais rápido. Os cães e gatos ao atingirem a fase idosa, necessitam de cuidados especiais, por isso após apresentarem alguns sintomas atentem-se as condições de vida e acompanhe as suas mudanças de comportamento. Os animais idosos se tornam mais passivos, brincam menos, caminham por menos tempo, passam a ter seus movimentos refletidos com lentidão e apresenta alguns sintomas fora do comum. Tudo isso porque ao envelhecer seu organismo sofre alterações nem sempre perceptíveis, mas que com boa observação podem ser identificadas.
Sintomas que aparecem com a idade
Cães:
O tempo de vida dos cães varia entre 12 à 14 anos com algumas exceções, apresentando sensibilidade a doenças antes não apresentadas, todos estão sujeitos a essa fase. Alguns irão passar por este momento com maior intensidade outros com menor probabilidade de desenvolver essas doenças, mas todos merecem ser cuidadosamente prevenidos. A prevenção é uma forma de aumentar a imunidade do animais idosos protegendo-os desses inconvenientes, mesmo que não caiba ao dono evitar, tome sempre cuidados, como: manter sua casinha higienizada e seca, pois com a sensibilidade mais aguçada eles tendem a passar mais frio. Leve-o ao veterinário frequentemente, cuide da alimentação e estimule-o a comer e a praticar exercícios com frequência, porém sem ultrapassar os limites. Existem
remédios homeopáticos para animais idosos, que controlam sua imunidade deixando-o mais forte para passar por essa fase mais disposto. Os sintomas mais frequentes desta etapa da vida são: • Sentidos alterados: A idade pode afetar a mudança de sentidos, como: visão, audição e olfato. Quando isso ocorre o cão passa a desconhecer até mesmo o próprio dono e pode apresentar comportamento agressivo, não porque não gosta mais ou se sente irritado com as pessoas que convive, mas por não enxerga-las ou ouvi-las. • Problemas articulares: As articulações desgastadas passam a ficar mais sensíveis e inflamadas, estagio que piora com o tempo frio, causando dor e desconforto, o que muitas vezes faz com que o cão se movimente pouco e passe mais tempo sentado ou deitado para evitar este incomodo.
Gatos
A saúde dos gatos também fica mais fragilizada, e os cuidados e atenção precisa redobrar quando isso começar acontecer. O tempo de vida de um gatinho leva em média de 15 a 19 anos, ao atingir o estágio idoso (a partir dos 12 anos) comece a observá-lo com mais atenção. Os gatinhos também perdem a sensibilidade dos sentidos e apresentam alterações na visão, audição e olfato. Os sintomas mais frequentes são: • Saúde bucal: A perda de dentes pode deixar o gato com dificuldade para se alimentar sendo confundida muitas vezes com a falta de apetite, pois é imperceptível quando acontece. Porém esse problema pode ser evitado, quando o gato é levado frequentemente a um médico veterinário para manter a saúde bucal, desta maneira os tártaros serão retirados a tempo de evitar a perca dos dentes. • Prisão de ventre, vômitos e emagrecimento: Com mais fragilidade nesta fase, os pelos começam a ficar fracos e caem com mais intensidade, ocasionando bolas de pelos que os gatos engolem e como consequência causam diarreia e algumas vezes vômito, quando esses sintomas aparecem com frequência, consulte um médico veterinário para que o animal seja medicado e evite que a situação se agrave. • Doenças de pele: As dermatoses (doenças de pele causadas por fungos) também são comuns neste período e deve sempre ser tratada para que o estágio não se agrave. Os fiéis companheiros quando são bem tratados vivem até o termino de sua vida ao lado de quem o criou e é eternamente grato por isso, após ter dividido muitas etapas da vida conosco esta é a fase em que ele mais precisa de atenção, cuidados e da retribuição do companheirismo prestado por toda sua vida. Fonte:
http://www.animalesaude.com.br/